5 Dicas para a organização do Home Office

E o home office veio para ficar. Muitas empresas aderiram ao home office mesmo com o retorno gradual das pessoas ao ambiente de trabalho, após a quarentena. Se você não conseguiu se organizar ainda, trouxe algumas dicas importantes. Mas a primeira pergunta que faço é: quem consegue trabalhar na bagunça, enxergar o que possui, ou ter clareza mental com uma superfície abarrotada de coisas, não é mesmo? Frases como: “eu me acho na minha bagunça” são corriqueiras, mas a verdade é que muitas pessoas nos procuram com discursos como: “Não aguento mais, preciso de ajuda”.

Cenas da Vida real, antes do projeto de organização
Antes do projeto de organização

E a desordem é assim: vira uma bola de neve. Em um dia é um bolo de papel, depois vem algumas pastas, daqui a pouco está tudo misturado, seu trabalho e seu hobby dividindo as mesmas superfícies, sem critério algum e você perdendo tempo de vida procurando objetos. Não é a toa que muitos se queixam de desânimo e baixa produtividade. Vamos mudar esse cenário?

1ª DICA, elimine excessos

Se o seu espaço é pequeno e o volume de coisas muito grande, avalie cada cantinho dele. Elimine objetos duplicados (ninguém precisa de 4 grampeadores, entende?). Veja se existem itens que podem ser levados para outros espaços da casa. Jogue fora papéis inúteis, caixas de embalagens vazias. Faça uma limpa mesmo, só fique com o que for útil no espaço home office.

Abaixo você verá uma imagem de um projeto de organização acontecendo. Para fazer essa avaliação, do que sai e do que fica, é necessário que você olhe todos os itens existentes no espaço. Para isso, leve-os para uma superfície grande, onde você possa agrupar em família, para poder fazer essa grande triagem. Antes de começar a organizar o espaço é muito importante fazer essa seleção. Se você tem medo de fazer isso sozinha, peça ajuda.

O projeto abaixo levou 5 horas, eu e a cliente juntas!

Durante. Levamos todos os itens para a sala, e colocamos todos eles agrupados em família, em cima da mesa

2ª DICA, armazene itens miúdos em gavetas

Dessa forma você abre espaço para os itens maiores serem acomodados em nichos e prateleiras. Muitas vezes as gavetas são mal aproveitadas, sugiro sempre o uso de organizadores de gaveta. Armazene tudo que conseguir dentro delas, ok?

No projeto abaixo utilizamos os organizadores de gaveta da Arthi Utilidades, eles possuem a flexibilidade de vc escolher o tamanho de cada divisória, ou seja, você monta conforme a sua necessidade, o que é maravilhoso, pois cada espaço é único!

Depois de organizado. Cada compartimento com um grupo de categorias, canetas, tesouras, colantes, clips, borrachas, post its.
Antes da organização a gaveta estava assim; sem delimitadores e com categorias aleatórias unidas
Depois de organizado. Primeira gaveta com itens essenciais e segunda gaveta com itens mais volumosos e estoque de itens. Na segunda gaveta, devido ao volume, usamos além de organizadores de gaveta, cestos organizadores também.

3ª DICA, setorize

A ideia é criar setores que façam sentido na sua rotina. Você pode ter um lado do armário somente seu com espaços separados: trabalho, estudos, hobby. E um outro espaço separado para quem divide o espaço com você. No caso desse projeto o espaço é dividido entre o casal. Itens dela, itens dos dois, e itens dele que é músico.

Setor dela, livros de culinária e fotos da família
As prateleiras mais altas ficaram reservadas para ele, caixas organizadoras mantendo os itens relacionados à bateria unidos e de fácil acesso. Já a terceira prateleira com itens relacionados aos dois.
Aqui desse outro lado a mesma coisa, duas prateleira para ela, e 1 para o casal, de itens em comum. Usamos cestos organizadores para manter os itens da mesma família unidos, dessa forma fica fácil o acesso e na hora de guardar não cria volumes soltos no armário, que é um convite ao retorno da desordem

4ª dica, organize e decore

Hoje em dia existem muitas opções na escolha dos organizadores. Se você acha isso importante e quer um espaço elegante, vá em busca de itens diferenciados. Você pode optar pelo plástico para a parte interna e na parte externa incluir algo com alguma textura, como os de fibras naturais, ou até mesmo os de plástico com cores modernas ou suaves. Tem a opção também dos de acrílico, que por serem transparentes o visual fica super clean. E que tal reaproveitar aquelas caixas vazias e grandes que todo mundo tem em casa sem uso? Nesse projeto fizemos exatamente isso.

Na prateleira superior reutilizamos uma caixa branca que a cliente já possuía e usamos também uma caixa plástica da linha protêa, que tem uma textura que se assemelha ao linho, no entanto ela é plástica. Usamos a cor nude, mas tem diversas cores. Na prateleira abaixo, a dele, organizamos os discos e duas caixas, uma preta e uma branca, já existentes no espaço.

5ª DICA, otimize espaços

A organização, por si só, já faz isso naturalmente, mas tenha em mente que otimizar espaços é muito importante para o resultado final do seu projeto de organização.

Os organizadores fazem isso lindamente. Veja essa ideia abaixo:

Esse aramado da Arthi Ulitidades funciona como uma prateleira removível. Usamos para acomodar a impressora, e logo abaixo conseguimos colocar os papéis A4, liberando espaço na bancada para o notebook e materiais de uso diário da cliente.
Nada de papéis em cima da mesa, aqui organizamos envelopes, pastas vazias, etc… Esses organizadores vc encontra na Kalunga.com
Os papéis de uso diário e próximas ações como: contas a pagar, rascunhos, anotações, foram morar num organizador de acrílico que dispõe os papéis na vertical, (lado superior direito da imagem) mantendo a bancada livre e clean.

Se eu pudesse dar uma 6ª dica seria, usou, guardou! Não precisa mais? Elimine. Uma vez por semana verifique a gavetas e os nichos para que nada fique fora do lugar, dessa forma a bagunça jamais voltará, eu garanto!

Espero que tenha gostado. E se precisar de ajuda, não hesite em me chamar.

Te espero!

Um beijo grande

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