A despensa ideal!

Como é a despensa ideal? Que tamanho ela tem? Qual o seu formato? O que pode ser guardado em uma despensa?

Projeto Onde Eu Guardei

Esse post não é sobre dicas. Não gosto da palavra dica, sabe por quê? Dica geralmente é baseado em generalizações. E vamos combinar? Eu não sou todo mundo. Você não é todo mundo!

Darei orientações que podem te ajudar a seguir um caminho, que podem te ajudar a fazer o seu próprio projeto!

Bom, a primeira orientação é: como é rotina de compras da sua casa? E qual o tamanho destinado ao armazenamento destes itens?

Na minha casa fazemos compras semanais e não temos estoque. Eu compro o que será consumido durante a semana, ou seja, minha despensa é uma parte do armário da cozinha com duas prateleiras com uma extensão bem pequena. Numa outra parte do armário eu acomodo os potes herméticos com alimentos abertos. Baseado no espaço e na minha rotina de compras eu projetei a organização desses itens. Uso potes herméticos e cestos organizadores como ferramentas que me ajudam a separar algumas categorias e manter os alimentos abertos frescos por muito mais tempo.

A primeira coisa que você precisa fazer é isso, adequar seu espaço ao seu estilo de vida. Se o espaço é restrito como o meu, planeje as compras de modo que nada fique entulhado, essa é uma lei da organização, para ser prático precisa ser fácil de tirar e recolocar. Se para pegar um item você precisa fazer uma grande ginástica, repense o volume de itens da sua despensa.

Projeto Onde Eu Guardei

A segunda orientação é avaliar a validade dos itens. Isso precisa ser feito periodicamente, principalmente se você possui uma despensa com abundância de espaço e itens. Até porque quando é assim temos a tendência a comprar mais e ter estoque. É preciso o cuidado de a cada 3 meses, pelo menos, verificar a validade de todos os itens.

A terceira orientação é a limpeza do espaço. Os produtos organizadores nos ajudam nessa hora, além de nos ajudarem a conter e separar categorias, eles facilitam a retirada dos itens da despensa na hora da limpeza. Eu recomendo.

A escolha do produto é pura estética. Claro que é preciso avaliar o material de acordo com o espaço. No banheiro, por exemplo, recomendamos acrílico ou plástico devido à umidade. Na despensa é bom que se utilize um material que seja fácil de limpar, porém nada impede que você use material natural, fica um charme. E uma despensa bem cuidada não trará problemas com bichos indesejáveis e nem sujeira, concorda?

Pinterest

O cuidado e a organização são itens essenciais em uma casa.

A quarta é orientação é sobre as categorias, o que é extremamente pessoal. Porém, os produtos que você costuma comprar com frequência contam um pouco da sua história e através deles você pode pensar em como categorizar.

Unindo as massas, os molhos, os condimentos, os grãos, os farináceos. Montando um cesto que seja usado diariamente no café da manhã, que possua o leite em pó e o achocolatado, só para dar um exemplo.

Projeto Onde Eu Guardei

Um cesto de vime com pães, que charme!

Não é uma delícia organizar?

Se a sua despensa é espaçosa, dessas que tem até porta, por que não organizar dentro dela os eletrodomésticos? Medicamentos em caixas. Descartáveis. Fôrmas e assadeiras.

Está vendo como é bom pensar fora da caixa? A casa é sua e a organização será sua aliada. Esqueça tudo o que te contaram sobre regras e conte a sua própria história.

E se o problema por aí for falta de tempo, eu posso te ajudar a contar essa história.

Vamos fazer um projeto de organização? Aguardo seu contato.

× Clique e fale comigo!