A importância das rotinas domésticas

Quando você compra algum aparelho eletrodoméstico ele vem acompanhado de um manual de instruções, correto? Se não usarmos corretamente o que acontece? O aparelho não funciona direito e ainda corre o risco de danificar para sempre. O mesmo acontece com a nossa casa. O manual de instruções para a casa funcionar bem é o cronograma de rotinas domésticas.

Você seguindo o cronograma direitinho tudo funcionará às mil maravilhas. E mesmo que em algum dia você deixe de fazer determinada tarefa, mas retome depois, as coisas voltam a funcionar sem grandes problemas, sabe por quê? Porque você, intuitivamente, aos poucos, vai entender o que precisa ser feito para que ela funcione de forma harmoniosa. É um treinamento, um hábito construído pouco a pouco.

Pode parecer simples o que estou dizendo, e é. Mas em muitos lares esse cronograma é desrespeitado (procrastinação) e em outros ele sequer existe.

Segue o fluxo! Falam por aí. Se der tempo, eu faço! Repetem com deboche. E eu pergunto: Que fluxo? O da bagunça? O tempo é você quem faz. Se a sua casa, sua morada, não é sua prioridade, saiba que está procrastinando a sua saúde, afinal, é nela que você recompõe as energias.

Se você deixar de lavar roupas na sua casa, elas se acumularão, correto? Quando for realizar a tarefa terá transtornos para ter espaço para elas secarem, pois serão muitas e você perderá bem mais tempo do que se o fizer aos poucos, seguindo uma rotina pré-estabelecida. Esse é o fluxo, uma rotina pré-estabelecida. Não significa virar um robô, significa ter consciência do que precisa ser feito e, sem muito esforço, colocar essas atividades diluídas ao longo da semana. Ou separar um dia inteiro para fazer tudo. Eu prefiro diluir, e é assim que ajudo minhas clientes. Se separarmos 2 horas por dia para realizar tais tarefas, tudo ficará impecável e você terá tempo de sobra para o restante das áreas da vida. Se você tem quem te auxilie, melhor ainda, basta fazer o cronograma e explicar a ela como quer que seja daqui em diante. Tenho certeza de que ela vai adorar seguir um manual.

Muita gente se perde se não traça uma rota. Procrastina atividades e no dia seguinte acumula diversas outras tarefas. Diluir é sempre a melhor maneira de fazer funcionar.

Liste, por exemplo, o que tem de roupa para lavar, espaço disponível para estender, tempo de secagem e em que dias realizará a tarefa, e coloque no seu cronograma:

Lençóis na segunda-feira

Toalhas na quarta-feira

Roupas na sexta-feira

O cronograma da casa nada mais é do que uma lista de tarefas listada, distribuída ao longo da semana. Ele pode ter atividades mensais, sazonais e anuais, como a lavagem de cortinas e tapetes.

Absolutamente tudo precisa ser listado para que, ao longo do tempo, não tenhamos surpresas.

Esse cronograma pode ser simples, e bem mais complexo, incluindo inclusive reforma e manutenção de coisas esporádicas, como o telhado e a limpeza da caixa d`água. Lavagem de sofá, limpeza interna dos armários.

O importante é você seguir esse fluxo, para que o fluxo da bagunça não engula você.

Ele pode ser relacionado apenas à limpeza, ou pode ter mais funções como manutenção do espaço e organização.

A consultoria de rotinas domésticas que realizo é totalmente personalizada. Entendo a necessidade do cliente e faço o cronograma de acordo com essa necessidade. Se precisar de ajuda, estou à disposição. Entendeu a importância de uma rotina doméstica, de ter um cronograma? Deixe nos comentários se ficou com alguma dúvida, responderei assim que possível.

Um beijo grande e feliz 2021.

× Clique e fale comigo!