Minimalismo Digital e Administração do Tempo

Outro dia me deparei com um exercício onde eu tinha que desenhar todas as minhas áreas de atuação na vida, por exemplo: mãe, filha, personal organizer, voluntariado, esposa e por aí vai…

Fiz o círculo que o exercício pedia e desenhei exatamente em cada um deles o espaço de tempo que eu reservava para cada área de atuação.

É! Foi um baque! Salvo se você mentir para si mesma, você também ficará atônita. Precisamos aprender a administrar nosso tempo, porque o prejuízo e o arrependimento serão grandes lá na frente. Bom, pelo menos ele te traz essa clareza, essa consciência.

É claro que alguns papéis são mais importantes e demandam mais tempo de nossas vidas, mas, ainda assim, é possível olhar para o seu círculo com amor e cuidado e corrigir o rumo, se for preciso.

Existem diversas ferramentas para isso, e a organização de ambientes é uma delas (a organização de ambientes eleva a sua produtividade, o que fará você ganhar tempo para outras áreas, nas quais você sabe que recebem menos atenção de sua parte), mas hoje eu te apresentarei a uma ferramenta incrível, ou um conceito, enfim, use o nome que achar melhor : o Minimalismo digital.

A gente culpa o tempo (a falta dele) e muitas vezes temos muitas demandas e pouco tempo mesmo (aí a questão é você avaliar se não se compromete com mais do que deveria), para isso existe a organização, mas, na maioria das vezes, usamos nosso tempo sem critério algum.

O minimalismo digital nos ensina a usar a tecnologia com propósito. Afinal de contas, ela não é a vilã da história, ela existe para que possamos nos utilizar e nos beneficiar dela, e de tudo que agrega à nossa vida. São inúmeros benefícios. Você só precisa ficar atenta para não ser dominada pela tecnologia e passar 100% do tempo conectada. Essa “conexão integral” está esgotando as pessoas e os relacionamentos.

Faça um experimento e instale em seu aparelho um aplicativo para medir o tempo online. Identifique o quanto de tempo gasta com o trabalho, afinal de contas ele é necessário em nossas vidas, mas acredito que até nesse momento é necessário algum controle porque o celular tomou conta de nossas vidas e quando vemos estamos trabalhando no lugar de estar com a família, por exemplo e gerencie o resto.

Que tentemos usar com o que é prioritário e importante. Navegue no essencial para que você possa ser feliz e fazer feliz os que convivem com você.

A vida é curta para perdermos nosso precioso tempo apenas deslizando o dedo entre uma demanda e outra, que muitas vezes nem é nossa, ou muitas vezes nem é uma demanda relevante.

Você não precisa estar disponível o tempo todo e nem dizer sim a tudo, ou até mesmo carregar o mundo nas costas. A vida não acontece apenas do outro lado da tela. A sua vida está passando nesse exato momento em que está lendo esse texto.

Menos é mais vale para a vida digital também e é o maior desafio do ser humano nos dias atuais.

Você sabia que hoje em dia o ser humano tem dificuldade em ficar sozinho e curtir o ócio? Essa sensação de estar conectado o tempo todo com tudo e com todos está trazendo a dificuldade do ser humano em curtir o silêncio, ou até mesmo em refletir. Não há mais tempo de reflexão, porque estamos o tempo todo agindo, ou divagando, ou vivendo experiências alheias.

Tudo ao alcance de um click, sem critério, sem consciência, sem cuidado, e sem administração do tempo. Terminamos os dias exaustos, sobrecarregados daquilo que não fizemos e nos sentindo vazios daquilo que não vivemos, ou, ainda pior, querendo viver uma vida que não nos pertence.

Você já se sentiu assim?

Eu já. Foi preciso uma bela dose de coragem para dizer não ao hábito de deslizar a tela sem propósito algum. No ano passado, 2019, me orgulho muito de ter lido 39 livros, apenas aplicando esse conceito do minimalismo digital.

Eu trabalho usando as redes sociais, converso com clientes pelo whatsapp e inbox, e na maioria das vezes consigo atendê-los de forma rápida, mas uso a tecnologia com esse propósito, entende? Isso é prioridade porque prezo pela conexão, e tratar as pessoas com respeito e dar-lhes a devida atenção faz parte dessa conexão genuína.

Mas eu não perco tempo nos feeds. Eu uso para o trabalho e fim. Consumo conteúdo de forma consciente, vou nas fontes certas, que me agregam valor. Adoro conteúdo inspirador, consumo muito, mas tem hora certa para isso. Minhas prioridades estão sendo sempre trabalhadas.

É claro que em dias com mais tempo livre me dou a esse desfrute, mas geralmente estou sempre pensando em algum conteúdo, escrevendo, e isso, por si só, já me alimenta.

Eu sei que algumas áreas da minha vida necessitam de maior atenção, mas eu tenho consciência disso e posso, aos poucos, ir retomando, de esfera em esfera, em busca de reprogramar isso.

E isso vale para a vida inteira. Precisamos estar atentas, sempre!

Como eu já disse em outro texto: para que o pacote não saia caro mais tarde, para não nos arrependermos do que não dedicamos tempo.

Por isso, assuma as rédeas da sua vida, organize sua casa, seus espaços, abra sua mente para navegar e cultivar o essencial. Somente o que é essencial vale a pena a sua atenção e o seu tempo, já pensou nisso?

Sua saúde, sua família, você, seu trabalho, seus amigos, seus hobbies, sua espiritualidade. Quanto de tempo você tem dedicado a cada uma dessas áreas.

E vamos combinar que organizando dá tempo de fazer tudo isso e ainda plantar umas árvores e escrever alguns livros.

Se precisar de ajuda, já sabe. Conte comigo.

Um beijo.

× Clique e fale comigo!