Agora você vai entender por que não existe vida equilibrada

Em minha busca por produtividade, por me interessar em organizar e gerir meu tempo da melhor forma, tenho encontrado diversos materiais interessantes, que gostaria de dividir com vocês. O primeiro foi o trabalho de Christian Barbosa, que faz todo o sentido para mim, inclusive apontando dados, ou seja, mostrando de fato como sua produtividade aumenta utilizando a Tríade do Tempo. Porque falar que a organização te ajuda é muito bonito, mas é sempre bom poder provar isso baseado em dados e estatísticas. Quero muito me aprofundar nesse assunto para poder ajudar meus clientes em uma escala maior, agregando valor ao meu trabalho de organizadora profissional.

Eis que minha última leitura, do livro “ A única coisa”, me deixou de fato chocada (explico) com alguns apontamentos. Principalmente no que rege à força de vontade, e quando ele fala que quem diz ter equilíbrio está mentindo. Uauuu… vivo citando o caminho do meio e dizendo o quanto é importante você ter equílibrio no que se refere às suas esferas e passei a refletir sobre isso, num misto de curiosidade e até afrontamento, hehehehe

Mas o que ele aponta é muito sensato, me refiro ao equilíbrio, pois ele explica que quando estamos no caminho do meio, não estamos numa esfera nem em outra, que o ideal é balancearmos isso. O livro trata da única coisa que é importante fazer naquele momento para que você alcance o sucesso e evolua. E que ficar nesse momento no meio é simplesmente não agir. Ou seja, quando você está no trabalho, sua contribuição máxima precisa estar ali e é impossível equilibrar isso e estar nesse momento também dando contribuição máxima à família. Ele fala do tempo, do quanto o balanço entre as esferas é importante, afinal existem histórias de pessoas que passaram uma vida dedicando seu tempo ao trabalho, sonhando com a possibilidade de usufruir disso no futuro, viajando e estando com a família. Ele diz que a viagem que você não faz hoje, ganhando mais dinheiro, você não fará no futuro da mesma forma, afinal, seu filho hoje tem 5 anos, e daqui a 10 anos será um adolescente. Não há caminho que lhe faça estar 100% presente em todas as esferas, a não ser o caminho do balanceamento, indo de esfera à esfera, tentando ser o mais assertivo e presente nelas, mas uma de cada vez, ou seja, uma única coisa. Contribuição máxima ao que estiver fazendo naquele momento, ou seja, sua prioridade naquele dia, naquele mês, naquele ano. Alguma semelhança com o minimalismo? Toda…

Mas vista por um outro prisma, mudando uma palavra que antes eu usava e que depois da leitura perdeu o sentido. A partir de hoje usarei a palavra balanceamento, que significa ir de uma prioridade a outra, de forma balanceada, e na busca de evoluir e crescer naquilo que seja importante para mim.

E fazendo ainda mais uma analogia, não acredite nas promessas de vida perfeita ou equilibrada que você vê por aí, simplesmente porque onde há vida há movimento e movimento cria desequilíbrio. Essa é a proposta deste livro que mostra a importância do foco e do balanceamento das áreas da sua vida. Repetindo a pergunta: qual a única coisa que você pode fazer, por vez, para alcançar melhores resultados naquilo que seja importante pra você? O equilíbrio seria não se movimentar, e isso é impossível.
O que podemos trazer como reflexão é entender como a organização pode nos ajudar, trazendo a leveza que precisamos pra seguir o baile da vida, que requer a todo momento que a gente rebole, desça até o chão, gire com leveza para que a vida flua em movimentos.
É como nos ensina Rudolf Steiner:
“Não posso esperar que algo mude lá fora na vida social, se eu mesmo não me ponho em movimento.”
E tudo que é bom de verdade “Despenteia”, já dizia música de Claudia Leite. hahaha
Mas tudo isso junto se chama vida e sim, ela não é perfeita, mas através do exercício do foco e do autoconhecimento (a maneira como você reage aos desequilíbrios da vida e a importância que dá a eles) você conseguirá atingir resultados expressivos e ser feliz.
Eu acredito nisso… e você?

Recomendo a leitura do livro! Beijooo…

× Clique e fale comigo!