O grande dia está se aproximando…
Está chegando um novo integrante na família e não existe momento tão especial quanto este. Agüenta coração, mamãe!
Considerando que a gestação é uma fase da vida de grandes transformações, muitas vezes ficamos bem perdidas em meio a tantos afazeres. Exatamente por isso escrevi esse post, para que você consiga se organizar e organizar o cantinho do seu filho, levando em conta que a organização deste espaço vai te dar toda a tranquilidade e praticidade para que você use seu tempo para aproveitar de fato esse MOMENTO tão especial, que é o que realmente importa.
Se você não quer se aborrecer e não tem tempo para cuidar de todos os detalhes, delegue a tarefa, somos especializados em organização baby, e também no planejamento de todas as fases que envolvem a gestação. Consulte nossos pacotes e os valores de nossos serviços.
Mas se você quiser colocar a mão na massa e não abre mão disso, bora lá?
Quando começar a Organização
Enxoval feito, móveis entregues, roupas, fraldas, banheira, panos de boca, carrinho, livros, brinquedos, lençóis. Já fez o chá de bebê? Então, chegou o momento de deixar tudo pronto.
Procure ter calma. Fique tranquila porque é um processo, quando tudo estiver organizado você se sentirá realizada e feliz.
Comece categorizando
Inicie categorizando por ambiente; tudo o que for ficar no quarto do bebê, o que irá para cozinha, lavanderia, banheiro. Isso facilita a visualização da quantidade de itens que você possui a fim de delimitar o espaço de cada categoria e onde fará o armazenamento. Certo?
Organização da cômoda
Começaremos pela cômoda do bebê, pois esse é o local que vai abrigar tudo o que a mamãe precisa para fazer a troca do bebê e itens de cuidados diários. Considerando que nos primeiros dias você ainda estará com os movimentos reduzidos por conta do parto e, possivelmente amamentando, tudo precisa estar a mão. Na primeira gaveta você precisa ter itens de higiene e fraldas, incluindo panos de boca; lenços umedecidos, tesoura, algodão, creme de assaduras e tudo o mais que você considerar importante. Coloque em cestos (sem tampa) separado por tipos, pois ao abrir a gaveta você visualizará rapidamente tudo que procura.
As roupas são categorizadas por tamanho. Recém nascido, 0 a 3 meses, 3 a 6 meses. Dependendo do tamanho da cômoda talvez você só consiga organizar itens até os 6 meses, os tamanhos maiores armazene no guarda-roupa em caixas organizadoras. Conforme o bebê for perdendo as roupas da cômoda, reorganize com itens da nova faixa etária, trazendo do armário itens referentes à ela.
Dessa forma, é recomendável lavar as roupas até o tamanho de 3 a 6 meses.
Se você montou um enxoval até 12 meses, recomendo que deixe para lavar quando for realmente usar, evitando ter de fazer isso duas vezes, desperdiçando recursos como água, luz, tempo e dinheiro.
Faz sentido, né?
Categorias feitas, você vai acomodar na gaveta, e em em fileiras, cada categoria (macacão, calças, meias, bodies, conjuntos), ou seja, uma fileira com calças, outra com macacão e por aí vai…
Após o uso de cada um desses itens colocá-los ao fim da fileira, para que você use todos e não perca nenhuma roupinha por conta de desorganização. Lembre-se, você pisca e o bebê cresceu e já está engatinhando, perde-se roupa muito rapidamente. Organizando você evitará perder a roupa sem usá-la, o que é maravilhoso.
Terminou de organizar a gaveta RN (recém nascido), coloque uma etiqueta para facilitar o uso de quem vier te ajudar. Na gaveta debaixo, ou separado por uma colmeia para delimitar os espaços, recomece organizando o tamanho de 0 a 3 meses. Ao terminar essa gaveta, coloque uma etiqueta também. Acredite, isso vai facilitar muito a sua vida.
Conforme for organizando os demais tamanhos, é só trocar a etiqueta.
Algumas cômodas possuem uma parte na lateral com espaço vertical grande ou, às vezes, até um cabideiro pequeno. Nesse cabideiro você pode acomodar as calças jeans em cabides com presilha ou até mesmo as bermudas. No caso de meninas, acomode os vestidos referentes à faixa etária do momento. Se não houver cabideiro, acomode a mala do bebê, ou mochila, que precisa sempre estar pronta para as saídas com ele(a), dando toda a praticidade a esse momento, que também costuma ser uma grande aventura.
Sou mãe de 3, sair de casa com um bebê é um espetáculo à parte, heheheheh, a organização será sua aliada, sempre.
Organizando os demais itens
Os sapatos você pode organizar no guarda-roupa, usando os mesmos critérios, organizados por tamanho e tipo.
No armário você organiza estoque de produtos, as caixas organizadoras com as roupas de tamanhos maiores, coloque uma etiqueta nessas caixas (6 a 9 meses, 12 a 18 meses) para facilitar no futuro quando for reorganizar a cômoda. Organize também as roupas que amassam ao dobrar, penduradas em cabides. Organize rouparia, brinquedos, etc…
Banheiro
No banheiro você pode organizar em cestos todos os itens de higiene. Cestos padronizados dão um visual clean a qualquer espaço, e itens soltos dão a impressão de bagunça. Veja o que te faz mais feliz, o que funciona em seu dia a dia e faça do seu jeito, não existe regra, precisa ser prático e funcional, e por quê não, bonito também?
Bônus para quem quer fazer dobras lindas
Se você quiser vídeos de dobras específicas, me manda uma mensagem que terei o imenso prazer em te ajudar. Já visitou nosso instagram? Estamos em diversas plataformas para conseguir ajudar o maior número de pessoas possível.
Depois de tudo organizado é só aguardar o tão esperado dia para conhecer o amor da sua vida.
Espero ter ajudado, se ficou faltando alguma informação me mande uma mensagem, e se gostou desse post deixe seu comentário. Esses feedbacks nos ajudam a trazer conteúdo de valor para vocês.
Um beijooo…