Então é Natal!!

Estamos há 7 dias do Natal, já planejou todos os detalhes? Se a resposta for negativa, ainda dá tempo. Pensando nisso…

Hoje darei algumas dicas de como planejar e organizar a ceia de Natal, caso ela seja na sua casa, ou envie este post para quem você acha que possa precisar. Essa data me traz inúmeras recordações da infância, minha família todo ano se reunía para comemorar, meus primos vinham passar férias na minha cidade, verão, praia, muita comida boa, muita risada e brincadeira. Durante muitos anos essas comemorações aconteciam na casa dos meus pais, montávamos a árvore com antecedência e, na noite de Natal, antes mesmo da ceia, realizávamos o amigo secreto. Tinha a receita do bacalhau da minha avó, rabanada, ah, quanta lembrança doce.

Para que tudo isso seja lembrado no futuro com saudade, para que tudo seja feito em tempo hábil e tenhamos de fato tempo para curtir a família é necessário fazer um checklist, vamos lá?

Veja se está faltando algum item na sua lista, para que a ceia de Natal de sua casa se torne inesquecível!

1º- planejamento: Tanto a lista de convidados, como de ingredientes e tudo o mais que você precisa para ir às compras. Vale também para os presentes.

Com antecedência você tem tempo para procurar presentes criativos e encontrar bons preços. Vá de ambiente em ambiente da sua casa para não se esquecer de nada. Lembre-se de combinar com os convidados (se for família, se tiver amigos incluídos, precisa ver o grau de intimidade entre vocês) quem trará o quê, vale para um prato de doce ou alguma sobremesa e até mesmo bebidas, estamos falando de uma festa de confraternização e compartilhamento, você não deve se responsabilizar por tudo, afinal já está sendo a anfitriã. Com os dados de que precisa a mão, você pode ir às compras. Isso precisa ser feito com certa antecedência, pois você evita contratempos e também aquele aumento desordenado de preços às vésperas de datas comemorativas como essa. Dica extra: com a lista de convidados a mão,  mande mensagens a todos perguntado se alguém é alérgico a certos ingredientes e se informe se há algum vegetariano/ vegano entre os convidados, dessa forma evitamos constrangimentos na hora da ceia.

2º – Enfeitando e organizando o espaço.

Menos é mais, mas uma guirlanda bonita na porta dando às boas vindas, uma árvore e uma mesa decorada com criatividade e amor já criam um ambiente muito acolhedor. Se quiser dar uma incrementada, invista em velas. Elas conferem charme e sofisticação a qualquer ambiente. Outro ponto importante caso haja muitas crianças entre os convidados é o espaço de circulação, retire do ambiente mesas de centro ou enfeites que possam quebrar, para que todos fiquem à vontade. Dê uma conferida no banheiro e deixe à vista estoque de papel higiênico e toalhas limpas. Ter uma cesta com um kit de emergência, fio dental, absorvente, lixa de unha, é educado e inteligente, nunca sabemos quando vamos precisar desses itens. Separe um ambiente da casa para acomodar as bolsas dos convidados. Ajeite as almofadas no sofá. E por último, para dar o toque final, coloque um aromatizador de ambientes!

3º-trilha sonora: já pensou nisso?

Pensando que gosto musical não se discute, sugiro que você tenha uma playlist musical bem variada. Músicas natalinas, pop-rock, clássico, MPB, entre outros, são alguns estilos que podem fazer parte da sua seleção. Só não deixe o som muito alto, dessa forma, ele não atrapalha as conversas.

4º-prepare aperitivos para servir antes da ceia.

O horário da ceia varia de lugar para lugar, mas costuma ser próximo da meia-noite e para evitar que seus convidados fiquem com fome, prepare alguns quitutes para que todos se sintam confortáveis e felizes.

5º- Recapitulando.
1 – Planeje-se com antecedência
2 – Decore o ambiente
3 – Faça uma seleção de músicas
4 – Sirva aperitivos de entrada

De todas as dicas a mais importante é, aproveite o momento. Planejar é vital, organizar é essencial, mas viver o momento é uma obrigação. Daqui a 20 anos é somente disso que você vai se lembrar. Guarde esse checklist para usar nos próximos anos, ele não precisa estar em sua cabeça, é para isso que servem os checklists. Você pode alimentá-lo a cada ano, conforme você for percebendo que alguns dados são importantes ser conferidos. Checklists são pessoais e sempre servem à uma demanda, por isso são úteis e merecem fazer parte de sua vida.

Aproveite a festa e seja feliz. Um beijo…

× Clique e fale comigo!