Home Office em tempos de isolamento

Trabalho home office há, pelo menos, seis anos. Amo esse formato e me sinto produtiva. Mas, nesse momento de isolamento social e incertezas, confesso que ando tendo mais dificuldades que o normal. Vejo muitas pessoas romantizando o estar em casa e trabalhar no conforto do seu lar, mas o que elas esquecem de mencionar é que nada por necessidade é simples. Se trabalhar home office por escolha já demanda disciplina e adaptações, imagina por necessidade, por precisar produzir em horas de uma maneira que você não faz há meses ou anos.

O post de hoje não pretende desanimar ninguém, mas dizer que precisamos de autoconhecimento mais do que nunca. Precisamos entender nossos limites, nossos estímulos para criatividade e nossos horários de atividade. Assim como não é fácil trabalhar com uma mesa ou casa bagunçada, também não podemos parar toda hora para lavar um copo, fazer um lanchinho ou ficar com as crianças. Tudo é programação e equilíbrio.

A primeira dica é para entender aos poucos sua produtividade. Algumas pessoas produzem bem pela manhã e outras de madrugada, quando todos dormem. Por isso, experimente horários e ambientes (eu mesma me sinto melhor na mesa na sala e não na escrivaninha do escritório para atividades criativas). Se estiver rendendo bem, tente adiar um pouco a pausa, para não quebrar o ritmo.

Outra questão importante é entender que precisamos fazer várias atividades, não só as que mais gostamos, como atender clientes ou criar conteúdo. Fazer uma gestão financeira, ler um livro sobre seu negócio, preparar orçamentos, estudar o mercado são tarefas fundamentais para o funcionamento do negócio e podem ser feitas quando a criatividade estiver pouca ou a energia estiver fraca. Se sentir útil e responsável pode trazer o estímulo necessário para cuidar de outras questões profissionais.

Ter uma lista de pendências é fundamental, pois ajuda seu cérebro a focar em outras coisas e melhora na visualização das tarefas. Eu gosto de fazer listas semanais, pois assim respeito minha criatividade. Se estou sentada há uma hora e não consigo escrever nenhum parágrafo de um texto, melhor lavar uma louça, ver um filme ou conversar com alguém para não acumular tarefas ou colocar ainda mais pressão em você mesma.

Quem tem filhos, aproveite para falar com clareza e explicar que, por mais que você esteja em casa, não está liberada para brincar toda hora. Eu precisei educar minha família no começo da vida empreendedora, pois achavam que minha flexibilidade era sinônimo de agenda desocupada. Claro que com criança é bem mais complexo, mas também é contornável. Mesmo assim, não deixe de curtir momentos em família, pois essas vão ser as lembranças mais nítidas que todos irão ter e faça a divisão das tarefas com companheiros, maridos e filhos mais velhos.

Finalmente, faça sua parte e tenha esperança de que tudo vai passar. Lembre-se de apoiar outras pessoas que estão na mesma situação que você. Não se cobre tanto. Faça as coisas no seu ritmo. Só tenha consciência de que o sucesso do seu trabalho depende só de você. Então, busque sempre o equilíbrio!

Ingrid Baquit

@ingridbaquit

Site e Blog: http://www.ingridbaquit.com.br

× Clique e fale comigo!