Julho sem plástico? 365 dias SEM PLÁSTICO

“O movimento #Julhosemplástico começou em 2011 quando a  equipe do Earth Carers Waste Education, na Austrália, criou a campanha Plastic Free July. A ideia principal era diminuir o uso de plástico nas rotinas diárias durante o mês de Julho.

Hoje, o movimento já disponibiliza diversas informações sobre o descarte de diferentes tipos de resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos. 

 E se você ainda se pergunta se um canudinho utilizado no restaurante, ou supermercado realmente fazem a diferença, a resposta é sim!

Para você ter uma noção, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia. Além disso, nosso país recicla apenas 3% de todo esse lixo produzido. Cabe a nós lutar para mudar esse cenário. “

A gente vê todos os dias dicas para sermos mais sustentáveis, e eu pergunto: você segue as dicas?

Quantas vezes você foi ao shopping sem o seu canudo de metal e usou o canudo do restaurante, que não era lá tá eco assim.

Quantas vezes foi ao mercado e esqueceu a sacola eco, e precisou vir para casa cheio de sacolas plásticas?

Tem a ver com hábitos e organização? Claro. Mas se não houver uma mudança profunda, nenhuma organização resolverá o problema.

Sim, foi depois que me tornei Personal Organizer que meus olhos abriram, mas eu ainda cometo erros, deixo de fazer, algumas coisas ainda não são hábitos arraigados, confesso.

Então trouxe para pauta mais uma vez, para que eu e você possamos construir um futuro mais sustentável juntos.
Não é sobre perfeição, é sobre todos os dias fazer ações nesse sentido.

Vamos ver alguns dados?

Dados da WWF Brasil (Sigla em inglês para Fundo Mundial da Natureza) apontam que, somente em 2019, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico. Dessas, apenas 145 mil, ou seja, 1,3% são recicladas em território nacional;

Estudos feito pelo Atlas do Plástico sobre a quantidade de lixo em 170 praias brasileiras mostram que 54% delas está poluída ou extremamente poluída. E ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico;

Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana;

O Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano;

2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular;

7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários;

Dentre os maiores produtores de lixo plástico, nosso país é o que menos recicla;

Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000;

Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.

Dói ler sobre isso.

Me sinto impotente às vezes sobre o quanto ainda preciso crescer, mas tenho dado meus saltos.
Nessa jornada, que passou por lugares como: documentários sobre os plásticos nos oceanos, Minimalismo, melhorias e mudanças em meu próprio negócio, eu aprendi que é sobre escolhas.
O que agride menos? O que não agride? Como posso evoluir? Como posso ajudar a construir um futuro melhor?

Passei a atuar não mais somente no discurso, passei a agir com ações reais; levar o lixo eletrônico dos meus clientes, me responsabilizando por ele, fazendo o descarte correto com parceiros que me ajudam nesse sentido @recicladigital (faz coleta gratuita de lixos eletrônicos, é só agendar que eles fazem a retirada).
Na triagem com os clientes, fazemos juntos a separação de tudo, agendando a coleta das doações ( junto às empresas idôneas) e separando tudo o que é reciclável.

Lixo Eletrônico do cliente


Nas minhas relações comerciais eu ajo com essa visão; Como uma empresa pode ser sustentável ao longo dos anos? Pagando bem aos seus colaboradores. Quero oferecer um trabalho digno e condições de trabalho dignas. Prezo por isso.


Eu fiz uma mudança que muitos consideram radical, mas eu considero em concordância com meu estilo de vida. Parei de pintar as unhas, elas agora são “tão naturais quanto à luz do dia”.
Parei de usar esmalte em 2019 motivada por todas estas questões acima relacionadas.

Ah, que bobagem, você acha que isso muda o mundo?
Se cada um fizer a sua parte (não precisa ser sobre esmaltes e acetonas), muda sim!
O que você tem feito?

Peço que você ao terminar de ler esse post dê um google, leia sobre os impactos dos cosméticos no mundo! Unha de PO dura 1 dia de projeto, não tem por que eu causar esse impacto todo, além do tempo que eu perco de vida pintando as unhas a cada 3 dias. Vc pode ser eco pensando naquilo que já condiz com seu estilo de vida. Isso te ajudará a manter o hábito.


Tenho certeza de que esses hábitos a conduzirão a um estilo de vida muito mais saudável e significativo, para você e o Planeta.

Vamos fazer não só em julho, mas em 365 dias do ano!


Referência: https://simpleorganic.com.br/

× Clique e fale comigo!