Manual de Limpeza e Conservação de Peças de Couro

Em nossos projetos encontramos muitas peças de couro e sintéticos precisando de cuidados. Principalmente pela falta de uso, sabia? Couro, principalmente, precisa ser usado com frequência, por isso a importância da consciência na hora de adquirir muitas peças. Você terá tempo de usar tudo isso? São nesses pequenos detalhes que vamos perdendo nosso dinheiro. Adquirimos demais, cuidamos de menos, e temos pouco tempo para usar os excessos de nossos armários. Deixar a sua peça muito tempo guardada acelera o processo de envelhecimento, mofo e de deterioração.

Muitas pessoas não sabem, mas somente o couro legítimo e 100% natural pode ser chamado, de fato, de couro. Porém, não é incomum perceber a presença de outros tipos de materiais que também carregam esse nome. Pensando nisso, você sabe quais são os tipos de couro existentes?

SINTÉTICO

O couro sintético é amplamente utilizado na indústria da moda e dos calçados. Apesar de comum, é impossível comparar suas características ao couro natural e legítimo. Afinal, sua qualidade tende a ser infinitamente menor. Além de pouco resistente, é pouco impermeável e apresenta rachaduras e manchas com o tempo, mesmo contando com muitos cuidados.

Em outras palavras, a opção sintética, constituída, em geral, de poliuretano, não deve ser totalmente descartada. É preciso apenas saber que a peça adquirida não durará muito tempo. Se é longo prazo que você procura, aposte sempre nas opções naturais.

CAMURÇA

A camurça é um dos tipos de couro que deriva de animais. Contudo, diferentemente do legítimo, ela passa por um processo de curtimento que a torna mais macia, maleável e versátil. Uma vez que o item original tende a ser muito duro, há quem invista na camurça para garantir conforto no dia a dia — em especial ao falarmos sobre calçados produzidos com couro por dentro e por fora.

ECOLÓGICO

Além da camurça, o couro ecológico também advém de animais. Isso choca a muitas pessoas, pois há quem acredite que essa opção é vegana. O processo de curtimento da peça ecológica visa minimizar a quantidade de metais pesados de sua composição, além de receber tratamentos que a tornam mais resistente à decomposição — um deles é feito com cromo.

Por utilizar uma menor quantidade de água em sua produção, é possível apontar a alternativa ecológica como a opção menos poluente dentre as descritas.

LEGÍTIMO

Por último — mas não menos importante —, temos o couro legítimo. Ele também tem origem animal e apresenta características únicas que expressam sua qualidade, como resistência, dureza e conforto. Também é possível tingi-lo e criar diferentes possibilidades de look por meio desse tecido.

Agora que você já entendeu a diferença entre eles, vamos começar pelos cuidados com o couro. Vale para bolsas, sapatos, cintos, jaquetas, ok?

O Couro só embolora se for guardado sem ventilação. Tem pessoas que guardam dentro de sacos plásticos achando que estão protegendo. Não façam isso. Couro é de origem animal e tudo que é de origem animal necessita respirar.

Infelizmente encontramos bolsas trancafiadas em organizadores de plásticos. Sem poderem respirar, suando, elas acumulam muita umidade e surge os focos de mofo

 Mas antes de falarmos de mofo, vamos falar de Manutenção? Imagina que você não tem peças mofadas e nem desidratadas, mas quer aprender a dar vida longa a elas. A seguir tem um passo a passo específico pensando nisso, nessas peças que estão ainda conservadas!

Essa limpeza vai evitar que o mofo apareça, ou que a sujidade se transforme em manchas futuras, tanto para couro quanto para sintéticos.

Prevenção

→ Quando for guardar a bolsa ou trocar de bolsa, passa um pano para tirar o pó.

→ Fazer uma mistura de bicabornato de sódio com água, a fim de virar uma pastinha.

 → Passa na bolsa com a parte amarela da esponja sem esfregar muito.

→ Passa um pano branco umedecido pra tirar o excesso do produto e deixa ventilar.

→ Depois de seco você pode guardar.

→ Use sacos protetores que possuem tnt para respirar e assim, evitar o mofo. Eles protegem tanto o couro quanto o sintético, de ficar em atrito com os demais itens.

→Para bolsas pequenas você pode usar saquinhos de organza para proteger e organizar e um porta livros.

Organizador de Bolsas de Acrílico.

Dicas

→Guardar em pé na prateleira,

→ Não deixar em ganchos por muito tempo, porque deforma a alça.

→ Se a altura da prateleira de seu guarda roupa for baixa, pode guardar deitada, evitando empilhar muitas pois elas marcam.

→Se não houver jeito, e tiver que empilhar, encape-as que assim protege mais.

→ Pode usar aquelas capas de tnt que possuem um visor plástico.

→Existem vários enchimentos próprios para bolsas em loja de produtos organizadores, mas você também pode usar travesseiro infantil. Evitar revistas e jornal pois soltam tinta.

Em todas essas bolsas usamos enchimentos próprios para bolsas, mas você pode improvisar usando aqueles saquinhos que veem em sapatos e bolsas para encher a sua bolsa. O enchimento permite que sua bolsa não forme vincos, deformando o couro!

Para peças mofadas

Limão: Para limpar mofo de um casaco de couro você vai usar uma mistura de 1/1 de limão e água, sem açúcar. Passa com pano branco e pronto. Por quê pano branco? Porque não solta tinta. 

Casca de banana; (descasca e passa imediatamente) Usa a parte interna da casca banana e depois limpa com pano.

Para tirar mancha (tinta ou maquiagem)

Obs: Não improvise para não fixar a mancha. Álcool: Umedeça um pano branco em álcool, primeiro faça um teste num lugar escondido, se a mancha sair passe no restante.

Lavagem

Para roupas que tem couro em detalhes, limpa o couro primeiro e depois lave a seco o restante. Isso evita manchas. Na dúvida, leve a uma lavanderia especializada.

Molhar

Couro pode ser molhado, na Europa as pessoas saem na rua na chuva usando couro normalmente. Basta voltar para casa e deixar secar em local ventilado e somente depois guardar. Não use pregador de roupa, sempre pendurado em cabide!

Para tirar cheiro de mofo

1/1 Vinagre de vinho branco e água natural (não precisa ser quente). Remove 100% do cheiro. Passa o pano em movimento único e depois um pano branco seco. Se ficar opaco, você pode usar uma flanela branca seca, somente na maNcha para restaurar o brilho. Flanela nunca molhada e somente para esse fim, sempre pano branco.

Para hidratar

Vaselina Líquida: 1 colher de sopa, pega um pano e forma uma bolinha, pulveriza com a vaselina e vai massageando o couro sempre na mesma direção.

 Evite guardar suas bolsas úmidas dentro do armário. Deixe secar à temperatura ambiente. Se for um closet aberto não tem problema, desde que seja ventilado.

Cuidados com Couro de antílope, camurça ou porco

Limpeza

→ Escova macia, a seco.

→ Pode pulverizar farinha de trigo, deixa absorver e passar a escova de novo. A Farinha vai sair preta.

→ Água e detergente neutro. Pode ficar opaco, e se você não gosta de opaco, use 3 gotas de vaselina com pano branco para restaura a cor. Usar a vaselina sempre no mesmo sentido. Lembrando que é como nosso corpo, ok?

→ Quando a gola ou os punhos de uma camisa de camurça estiver engordurada, use uma esponja de aço nova, que ela reaviva a camurça, ou um pedaço de camurça mesmo, camurça com camurça, reaviva e limpa.

Manchas na camurça

→ Passa aveia no pano branco, deixa agir e depois retira.

Manchas escuras em camurça clara: Corta uma batata no meio e faça movimentos circulares na mancha, depois pano branco para secar.

Para amolecer a camurça: 10 minutos num balde com amaciante. O que endurece é a secagem forçada. Seque em temperatura ambiente, de forma natural.

Prevenir o mofo

Paredes: água sanitária e água 1/1.

Deixar portas de armários abertas para ventilar e se possível deixar o sol entrar.

Para limpeza interna dos armários, superfícies: Água e vinagre branco 1/1.

Cuidados Especiais para Sintético

  →  Não usar ferro

→ Não guarde de maneira nenhuma o couro sintético dobrado ou amassado, seja uma saia, uma jaqueta ou uma bota, pois ele pode ficar vincado e mesmo rachar.

→ Guarde as jaquetas, coletes e sobretudos sempre em cabides largos. Uma boa alternativa é usar aqueles cabides de ternos, que sempre tem a parte dos ombros mais larga.

→ As saias e calças devem ser guardadas em cabides também, mas cuidado para não deixar a presilha do cabide marcando o couro. Por isso, use cabides com presilha de silicone ou coloque uma proteção entre a presilha e a peça, como um pedaço de plástico, EVA ou algodão.

Limpando o interior da bolsa

→ Esvazie o interior da bolsa completamente. Aproveite a limpeza para fazer uma organização de suas coisas;

→ Chacoalhe-a para eliminar pequenos resíduos e pó acumulado;

→ Limpe o forro com um rolo adesivo ou fita para coletar resíduos;

→ Aspire o forro com um aspirador de pó de porte pequeno, na potência reduzida para não causar danos;

Em um recipiente pequeno, misture água morna com vinagre e umedeça um pano com a solução para limpar o forro;

→ Deixe o interior da bolsa secar naturalmente.

→ Não usar pregador. Secar no cabide.

Prontinho! Essa Manual pode te ajudar e muito a combater o mofo, limpar e hidratar suas peças de forma simples e em casa. Mas sugiro que, se por acaso, tenha alguma peça manchada, ou que você possua dúvidas ou até receio de fazer sozinha, procure um profissional, ou uma lavanderia especializada. Às vezes, é melhor garantir, dependendo do grau do problema, que sua peça será salva! Sabe que existem lavanderias que não se responsabilizam por conta disso? O mofo pode causar estragos para sempre, por isso, todo cuidado é pouco e manutenção é fundamental!

Espero que tenha gostado!

Beijos

Referências: doctorshoes.com.br

Osmar Viviane, especialista em Couro

× Clique e fale comigo!