Recebo muitas mensagens de pessoas que têm dificuldade em se organizar, e eu não canso de buscar conteúdo que possa agregar valor a essa busca. A isso eu chamo de espírito de busca! O meu e o seu! E para mim as palavras proferidas têm espírito, portanto, têm poder.
Que tal começarmos essa busca pelo nosso próprio pensamento? E indo um pouco mais além, mudando a forma de nos comunicarmos? Em primeiro lugar você precisa parar de dizer que não consegue ser organizada. Mudando o discurso para: Eu vou me organizar!
Nosso cérebro é uma máquina poderosa, entretanto ele faz de tudo para economizar energia, por isso ele busca caminhos já conhecidos. Se você sempre agiu e pensou de uma forma, seu cérebro busca tais padrões. Ele não reconhece o que é negativo e o que é positivo. Esse controle é seu! Então é necessário que mudemos os padrões.
Através de um novo direcionamento, você será capaz de mudar as suas crenças e, a partir de agora, começara a repetir palavras como: Eu quero me organizar! Eu decidi começar esse processo. Eu estou em processo!
No momento que isso se tornar o novo padrão de pensamento, partir de fato para ação será bem mais fácil, pois seu cérebro, para economizar energia, buscando esse novo caminho, será seu grande aliado.
E isso não é papo motivacional, são exercícios embasados na neurociência. Entender como nosso cérebro funciona é valioso. E da mesma forma que os nossos hábitos são poderosos porque fazem nosso cérebro economizar energia, é importante darmos de vez em quando a ele novos alimentos, para que através das sinapses (quando dois neurônios se encontram para fazer novas associações) possamos construir novos hábitos.
E por que não construirmos hábitos que nos ajudarão em todas as áreas da nossa vida? A organização é uma ferramente valiosa que vai lhe permitir ganhar tempo para tudo aquilo que anda postergando. Pare de correr e perder prazos, pare de uma vez por todas de chegar atrasada a seus compromissos.
Vamos dar ao nosso cérebro um novo alimento a partir de agora, o hábito da organização! Bora exercitar?
Hoje vou te ensinar a se apoiar em auxiliares linguísticos para que você possa primeiramente mudar as suas crenças e, consequentemente, as palavras emitidas. Através da mudança de sua configuração cerebral você mostrará ao seu cérebro qual a “nova” verdade. Porque tudo que repetimos muito mostra ao cérebro uma verdade e como ele não reconhece o que é bom ou ruim é você que mostrará o novo caminho.
Maravilhoso isso! Comece fazendo algumas trocas inteligente:
Troque o MAS pelo E. A palavra mas se opõe a tudo que foi dito antes. E sabota toda a sua vontade de agir. Perceba! Eu quero me organizar, mas não tenho tempo.
Comece a construir outra maneira de se expressar. Eu quero me organizar E entendo o quanto isso é desafiador.
Pare de dizer não. O cérebro não reconhece o Não. Se eu disser: Não imagine um elefante amarelo. O que veio a sua mente? Um elefante amarelo. Imagine uma forma positiva de se posicionar, mesmo que seja para dizer que não fará algo.
Troque a palavra tentar por VOU. Em vez de: Eu vou TENTAR organizar minha casa. Diga: Eu VOU organizar minha casa.
Quando for falar de possibilidades como “eu poderia fazer” Troque por “eu vou fazer”.
Sobre escolhas é importante você mudar a forma de comunicar, perceba: Organizei a casa porque mandaram. Troque por: Eu escolhi organizar minha casa hoje.
Essas trocas são inteligentes porque ajudam a preparar nossa mente para acertar o maior números de vezes.
Deixe sempre os seus defeitos no passado. Nunca diga “eu sou desorganizada”. Troque por: Eu ainda não me organizei. Ou, “Eu estou em Processo de”. E coloque o presente no gerúndio (aqui pode kkkk). Exemplo: Eu estou conseguindo. Ou seja, você está em ação. Nada aqui é fixo, entende? Neuroplasticidade é a capacidade que o nosso cérebro tem de aprender novos caminhos a fim de realizar, ou se adaptar às mudanças. Ou seja, você está em processo de se organizar e precisa mostrar ao seu cérebro esse novo modo de pensamento aliado à ação, claro!
Precisa alinhar mente e ação. Fale e faça movimentos nesse sentido.
Quando você diz: Eu espero conseguir! Você está dizendo que pode vir a fracassar. Quando você diz que sabe que vai conseguir, você se coloca em ação. Pode recomeçar todos os dias.
Como diz Erico Veríssimo, no Livro, Olhai os Lírios do Campo, “A Vida começa todos os dias”.
Você pode ter curiosidade em sabe como eu lido com os hábitos? A cada dia moldo meus pensamentos e ações a fim de construir hábitos adequados a quem eu sou de verdade e que me ajudarão a alcançar meus objetivos. Estou em processo de melhoria, como você. Ao mesmo tempo dou alimentos diários através de novas conexões neurais, aprendendo coisas novas. Dessa forma me beneficio do hábito e do automatismo, e me mantenho criativa, ao passo que aprendo e dou ao meu cérebro novos caminhos diariamente.
Sabe como Construir Hábitos, se interessa por esse conteúdo? Me mande uma mensagem que poderei ajudá-la com conteúdos de grande valor para a sua vida. Aqui no Blog tem muito conteúdo sobre isso. Só ir no espaço de busca e digitar Como Construir Hábitos Organizados. Depois me conta sua evolução.
Um beijo grande.