Se você não leu nosso Post anterior, confira ele abaixo. Falamos da importância da manutenção nos processos de organização.
Sem manutenção não há vida
Hoje falaremos de como funciona um projeto de organização e suas etapas principais. Quando você chegar aqui o importante já terá sido feito, você já terá passado pelo processo mais significativo; se confrontado consigo mesmo ao visualizar os seus excessos, e de maneira consciente, apoiando-se em dados concretos, objetivos e sonhos, os terá eliminado. Parabéns e vamos adiante…
1ª etapa – Categorização
Toda organização se inicia a partir de uma categorização. É a hora de unir os iguais. Você pode fazer como o método Kon Mari nos ensina, não por ambientes, mas por categorias mesmo. Categorizar todas as roupas, todos os livros, itens diversos, ou seja, agrupar todas a roupas da casa, depois todos os livros, independente dos ambientes em que eles estão. Eu gosto de ir de ambiente em ambiente e é assim que realizo meus projetos. Acredito que dessa forma seja mais simples, pois apoiados em pequenos passos dá mais coragem de seguir em frente. Você teve a oportunidade de ver o seriado “Ordem na Casa com Marie Kondo”? Assista para que você entenda do que estou falando. Organizar tudo de uma vez pode gerar um sentimento de que você não é capaz. De ambiente em ambiente o processo se torna gradual, e depois é só fazer alguns ajustes, caso seja necessário.
A categorização fará você se confrontar com o volume de coisas que possui em cada categoria, e é uma etapa importante porque nesse momento você pode mais uma vez avaliar se ainda existem excessos. É importante, sim, fazer uma varredura pela casa e ir em busca de itens que você guarda nesse ambiente, agrupando juntamente aos demais da mesma categoria.
2 ª etapa – Planejamento
Após a categorização você precisa planejar, verificando visualmente os volumes criados em cada categoria. Desta forma fica muito fácil decidir onde guardará o quê, pois a quantidade e o volume apontarão o caminho.
Depois deste planejamento (você vai perceber com o tempo que, às vezes, o planejamento precisa ser mudado, e ok, acontece comigo o tempo todo, pois precisa funcionar na prática) é hora de implementar suas ideias.
3 ª etapa – Implementação
Esse é o momento que mais amo, quando cada cantinho vai tomando forma. E isso vale até para a organização do banheiro, maquiagem e lavanderia. É quando eles ganham vida e um espaço só deles. Quando tais objetos, de fato, passam a cumprir suas missões, que é nos ajudar a cumprir a nossa. Pense dessa forma quando for começar. Arregace as mangas em prol desse objetivo, coloque todo seu sentimento nisso e você vai perceber quanto tempo perdeu em meio à bagunça.
Nessa etapa é o momento de verificar que dobras você fará para otimizar o espaço, e também é a hora de definir qual produto organizador é adequado àquele local, e quais serão realmente necessários.
4ª etapa – Manutenção
A manutenção nada mais é do que pequenos passos diários para se manter o que foi feito.
Ou até mesmo mudar algo que não esteja funcionando. Acontece algumas vezes daquela organização não ser prática no seu dia a dia, é na manutenção que você ajusta alguns padrões.
A organização precisa ser funcional, trazer praticidade para o seu dia a dia e se adequar à sua rotina. As pessoas são diferentes, por isso nenhum projeto é igual ao outro. Aquilo que funciona na casa da sua mãe pode não funcionar na sua, é importante você saber disso para não se frustrar. O autoconhecimento é o melhor caminho para quem busca melhores resultados, seja na vida, na carreira, na organização do guarda-roupa. O autoconhecimento nos faz acertar mais, quando sabemos exatamente quem somos e para onde desejamos caminhar, nosso modo de consumir se transforma, e tudo o mais que se encontra ao nosso redor passa a ter significado.
E vida com significado é o propósito do meu trabalho e desse Blog.
Te espero! Um grande beijo.