Hoje eu quero propor uma reflexão sobre os temas acima, eu ia dissertar apenas sobres os valores da nossa empresa, mas toda vez que reflito sobre um assunto me vem à cabeça uma enxurrada de outros assuntos relativos a ele, e se isso agrega valor a reflexão, vambora.
Vamos a alguns conceitos. As crenças e valores pessoais influenciam o comportamento individual e são responsáveis por determinar as ações de cada pessoa. Suas crenças e valores pessoais são adquiridos ao longo de sua história de vida e dos seus aprendizados, sendo mutáveis de acordo com o tempo. Os valores permeiam a nossa vida, e isso não é diferente nas empresas. Mesmo sendo uma empresa de uma pessoa só. Cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pelo que desenvolve em sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.Assim, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de um negócio, ou seja, sobre quais valores estão as bases das decisões tomadas.
Segue abaixo alguns exemplos de valores: Honestidade, um dos valores éticos mais importantes, amor próprio, responsabilidade, humildade, cortesia, otimismo, solidariedade, flexibilidade, etc.
Quando pensei em minha empresa e formulei sua missão, visão e valores, parei para refletir sobre o que eu gostaria que minha empresa representasse no mercado da organização e para meus clientes. Claro que tudo veio à tona; minha vida, minha história, o que aprendi com minha família e meus relacionamentos, e aquilo que eu penso a respeito dos serviços que eu mesma contrato. Afinal, não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você.
Os valores da nossa empresa são; inspiração, conexão, confiança, flexibilidade e sustentabilidade.
A reflexão de hoje é para um valor específico, o da flexibilidade. Quem me acompanha sabe que estou num processo, adotando um estilo de vida minimalista. E não pense (pré-conceito) que isso significa que eu more numa casa sem sofá e objetos, com tudo impecavelmente branco e nada no interior dos armários. Eu moro numa casa com mais 4 pessoas, e tenho sim alguns (poucos) móveis e objetos, devo ter uns 50 livros, e sapatos, pelo menos uns 20 pares. Se quiser saber um pouco mais sobre esse processo, clique no link abaixo.
Estou em processo, e se transmito isso ao mundo é porque: primeiro, acredito que isso pode mudar sua vida como mudou a minha, e segundo, o planeta precisa que repensemos nossos hábitos. Mas entre esse e o segundo ponto existe o respeito, e nesse momento entra o valor da flexibilidade. Jamais entrarei em sua casa para fazer você se desfazer de suas roupas, sapatos e objetos, mas salvo se você já é minimalista, você com certeza tem itens que nunca usou, que mofaram, que estão intactos há dois anos. Essa investigação que considero importante, isso é pessoal, e muitas pessoas não dão conta de fazer sozinhas. É nesse momento que eu entro na sua vida.
Eu não opino sobre os seus descartes, sobre o que fica adequado ou não em seu corpo (não sou Personal Stylist) mas eu te ajudo a refletir, porque onde há desorganização há excessos, acredite, às vezes o excesso nem é visível, porque muitas vezes é um processo interno. Organizar externamente vai te ajudar nesse processo interno, e indo mais além, vai te ajudar a consumir melhor dali em diante. Nada como passar por esse processo e vivenciar o que estou dizendo. É mais profundo do que você possa imaginar.
A flexibilidade precisa existir porque somos diferentes, o meu processo pode estar mais avançado que o seu, ou não, eu aprendo todos os dias com minhas clientes também. Eu jamais posso comparar o seu caminhar com o de mais ninguém. A organização é personalizada exatamente por isso, nenhuma outra pessoa no mundo é igual a você, e na visita técnica, através de um diálogo franco e honesto, vou conhecer um pouco da sua história, necessidades, dificuldades, sonhos, para que através desse histórico eu possa de fato fazer a entrega de algo de muito valor, para você e para a sua vida dali para frente. E isso, sem sombra de dúvidas, é o que eu mais prezo, e vai muito além das dobras perfeitas.
Todo processo de organização começa com a eliminação dos excessos, que você pode chamar de triagem, desapego. É comum que o cliente participe, afinal essa decisão do que sai e do que fica somente você pode tomar. Costumo fazer uma sessão somente para triagem, pois como já mencionei os excessos existem, basta a gente começar a mexer no espaço.
O que eu quero que você saiba é que o fato de eu estar adotando um estilo de vida minimalista não significa que meus clientes precisem adotar também. Isso é uma escolha individual, onde não há julgamentos, e sim, respeito e muita flexibilidade. (O próprio conceito de minimalismo muda de uma pessoa para outra, sabia?). O nosso encontro será uma oportunidade para refletirmos juntas, e enxergarmos as dificuldades existentes, para quê, de fato, possamos encontrar as soluções mais adequadas ao seu estilo de vida. Você é a parte principal desta história. Essa é a minha missão, e a missão da minha empresa; que através da organização você ganhe tempo em seu dia a dia para realizar seus mais genuínos sonhos, que podem ser simples ou complexos, não importa, “sonhos não envelhecem…” já dizia o poeta.
Além da grande transformação que está por vir, eu posso te prometer ainda uma outra coisa, o processo será muito divertido, porque não precisamos de maneira alguma fazer disso um problema, vamos olhar com carinho e cuidado, curtir cada momento, compreender as dificuldades e enxergar com otimismo esse processo, porque para tudo tem uma solução.

Em se tratando de organização, tudo tem uma solução, pode confiar.
Quando o projeto for entregue você ficará encantada com a leveza que a vida pode ter, e de como um lar organizado te traz vontade de viver nele. Viver muito, viver melhor.
Saiba que a confiança que você deposita em mim, abrindo sua casa e sua intimidade, é um dos meus maiores tesouros. Agradeço todos os dias por poder trabalhar com o que eu amo e ainda contribuir para que mulheres como você tenham mais qualidade de vida e tempo livre para fazerem as coisas que mais amam.
Muito obrigada, e conte comigo, sempre!
Um grande beijo.