Sua Essência

Sua casa é o seu lugar no mundo. Ela respira você e vice e versa. Sagrada porque abriga sonhos, desejos, lutas, risadas, amor…

A totalidade do seu ser.

Não são apenas paredes frias, chão empoeirado no fim do dia. Prateleiras repletas de histórias, cama quente, mesa farta. Aquela planta que você trouxe da casa da sua avó. Tem que regar hoje, você pensa. Ela reflete a sua história, e tudo bem que aquele objeto lascou na mudança, dizem por aí, os orientais, que isso mostra também a história deles, dos objetos, faz a alma deles florescer, assim como a sua.

Porque somos feitos de pedra também, rachaduras, tombos. Nem tudo é macio como aquela manta do seu filho que ele tanto ama! Mãe, me dá um cheirinho? O caçula me pede todos os dias ao acordar.

Se é áspero, macio, feio ou bonito, claro ou escuro, com manchas… Isso não importa, porque é essa totalidade que mostra a sua essência, de onde você veio, para onde deseja caminhar e porquê.

Algumas essências têm cheiro de terra, outras de flores. É natural que seja assim. A minha tem cheiro de bicho. Calma, eu explico. Já teve casa com galinheiro no quintal? Eu já… Cachorro pra lá e pra cá? Sim. E cavalo na baia, conhece o cheiro? As mangas caídas na terra acentuam o olfato.

É tanta natureza que ecoa em minhas memórias de menina. De adulta também. Hoje não tenho mais quintal, nem cachorro, mas não deixou de ser essência. Fecho os olhos e sinto o cheiro de chuva de fim de tarde chegando para inundar a terra e os pequenos animais que ali vivem. Encho a casa atual de planta e planto novas memórias no quintal da minha saudade.

A sua essência você precisa pesquisar. Ela está no tecido do seu sofá, na cor dele. Na forma como decorou a sala de estar e compôs o home-office. Dispomos as coisas de acordo com a nossa história, de acordo com a nossa essência.

O incenso escolhido, o aroma do café coado, o sol batendo no rosto, a luminosidade entrando pela janela. Os pés descalços para se sentir livre e confortável.

Somos o que vivemos, carregamos tudo conosco, e pousamos tudo no espaço sagrado chamado lar. Tirar a bagunça da frente é enxergar a essência, e é essa a maior riqueza que você tem. Nenhuma riqueza do mundo irá transportá-la para esse lugar mágico, onde você é ao mesmo tempo luz e sombra, a totalidade do seu ser.

× Clique e fale comigo!