Você chega em casa depois de um dia produtivo de trabalho e quer ir direto pro chuveiro, abre a porta do banheiro e… tem vontade de fugir?
Não precisa ser assim, e por isso hoje vamos conversar sobre a organização desse espaço que pode, sim, se tornar um refúgio, basta cuidarmos para que ele se mantenha limpo, organizado e acima de tudo, que todos os produtos sejam armazenados a fim de não estragarem devido a oscilação de temperatura ou umidade. Depois desses 3 passos, coloque flores e acenda velas. Pronto! Relaxe e aproveite.
Vamos começar o bate papo sobre o que não podemos guardar no banheiro; não é recomendável guardar medicamentos, maquiagem, esmaltes e lixas, toalhas, absorventes e nem perfume. Nossa, Lud? Por quê? Em contato com a umidade alguns produtos têm suas características alteradas, como os perfumes e remédios e outros facilitam o surgimento de microorganismos, como as toalhas.
O mesmo vale para secador de cabelo e a chapinha, o vapor pode enferrujar a resistência desses equipamentos.
Se não houver alternativa, opte por armazenar em caixas fechadas, dentro dos gabinetes e coloque um saco de moffin( anti-mofo) dentro da caixa. Existem alguns banheiros em que o chuveiro e o vaso sanitário ficam separados do lavatório, nesse caso, como os itens ficam longe da umidade não há problema.
Mas a maioria fica no mesmo ambiente, então todo cuidado é pouco.
O perfume precisa fugir das variações de temperaturas e também da luz direta. Coloque uma bandeja com estes itens dentro do seu guarda-roupa ou closet, ou sob uma bancada num local com pouca luminosidade.
A segunda dica é sobre a organização dos itens. A categorização vai te ajudar muito nesse momento; você pode organizar por categoria como, por exemplo, cuidados com o corpo, rosto, cabelo, pés, curativos e por aí vai. É bom separar um espaço para um estoque e toda vez que for às compras confira o estoque para evitar gastos desnecessários. Use e abuse de cestos organizadores, divisórias de gavetas, a fim de separar as categorias, e ficar fácil e prático na hora da sua higiene pessoal e até mesmo na hora da limpeza, pois é só tirar o cesto com os itens e limpar o interior do gabinete ou gavetas.
E agora a dica incrível é sobre a limpeza do seu box de vidro. Se o seu vidro está cheio de manchas esbranquiçadas que não saem, independente dos produtos que você passe, anote essa receita que eu mesma testei e funcionou super:
1 colher de sabão em pó (eu usei líquido e funcionou, vou testar com sabão de côco para se tornar mais natural e sustentável)
2 colheres de bicarbonato de sódio, 1 colher de álcool, 1 xícara de vinagre, 1 xícara de água morna. Misture tudo e com a água ainda morna use a esponja, a parte macia dela, em toda a superfície, deixe agir por 5 minutos e enxágue. Seque todo o box, e depois com um pano que não solte pêlo (indico o de microfibra) passe lustra móveis em todo o vidro, isso vai evitar que a gordura do corpo cause novamente manchas em seu box. O lustra móveis criará uma película de proteção evitando que isso aconteça.
Essa são as dicas, e nenhuma delas anula a possibilidade de você colocar também algumas plantas em seu espaço. Segundo o Feng Shui as plantas neutralizam as energias negativas que se acumulam nesse ambiente.
Isso causará em você uma sensação de aconchego e conforto na hora do banho. Experimente e depois me conta.
Um beijo.